Plantas que tingem – Macela



Você sabia que tempos atrás os travesseiros das crianças eram recheados de delicadas flores perfumosas? Pois foi assim a primeira vez que ouvi falar da macela. Ou marcela-do-campo como algumas pessoas também chamam. É uma planta muito especial que nasce espontaneamente em campos e capoeiras do Brasil, principalmente no Sul e Sudeste. E além de enchimento de travesseiro, ela é medicinal e como se não bastasse é também uma planta tintória! Isso quer dizer que ela tinge lindamente tecidos e fibras. Foi por isso que me apaixonei pelas suas cores e usos. E nesses tempos difíceis de quarentena é muito importante conhecer melhor plantas como essa, que podem fazer tanto pela gente. Por isso quero compartilhar com você as muitas facetas desta plantinha maravilhosa, começando pelo tingimento natural.



As cores da macela – Tingimento natural



É delicioso tingir com macela. Quando preparo a tintura, que é basicamente um chá bem forte, toda a casa fica tomada com seu perfume de campo. No tingimento natural, na maioria das vezes, a cor da planta não permanece a mesma cor quando tingimos o tecido. No caso da macela, sim, o mesmo amarelo de suas flores é a cor resultante no tecido. Além desse amarelo brilhante, ela pode ser verde, dourada ou um amarelo mais pálido. A cor vai depender principalmente de 3 variáveis:


  • A tintura – quantidade de planta utilizada;

  • O mordente utilizado;

  • O tipo de tecido tingido.


No tingimento natural existem muitas variáveis que determinam a cor final do suporte onde vamos tingir. Como essa é uma tintura viva, orgânica, é praticamente impossível repetir exatamente a mesma cor em outra sessão de tingimento. Além desses elementos básicos que citei acima, existem outros fatores que exercem influência no processo de tingimento e que são difíceis de serem controlados: qualidade da água, origem da planta, e estação do ano, por exemplo.



A tintura Quantidade de planta utilizada

Na receita tradicional para a produção da tintura, utilizamos 100% do peso do tecido da planta seca ou fresca. Isto quer dizer que para tingirmos 50g de tecido, preparamos a tintura fervendo 50g da planta em água por 20 minutos.


Porém, podemos usar menos quantidade de planta para obtermos um tom mais claro. Existem plantas que te