Tutorial - Tingimento com cascas de cebola



Sabe aquelas cascas de cebola que iriam para o lixo? Não jogue fora! Elas podem se transformar na linda cor que dá vida a este lenço. Neste tutorial, vou ensinar a você o passo a passo para tingir com as cascas da cebola de forma simples. Para você começar a desvendar o mundo do tingimento natural utilizando materiais que provavelmente já tem aí na sua casa.


A casca de cebola é muito popular no tingimento natural. A cebola, Allium Cepa, é uma planta que cresce em todas as partes do planeta. Ela é utilizada na culinária de praticamente todas as culturas. Em muitos países do leste europeu ainda é tradição decorar os ovos para celebração da Páscoa, tingindo-os com casca de cebola como esses da foto a seguir, oriundos da República Tcheca. Na foto seguinte, a receita de tingimento com casca de cebola foi encontrada nas páginas do livro japonês O mundo do tingimento: o encanto das cores selvagens, de Naoko Minowa e Jenny Dean. Provavelmente por ser muito fácil de obter, ela é usada como planta tintória por países tão diversos como esses dois.


Como acontece na culinária, existem muitas receitas diferentes de tingimento com casca de cebola ao redor do mundo. A forma de tingir que ensino no nosso tutorial, foi a que adotei para os meus trabalhos. Aprendi a técnica com Hisako Kawakami, artista têxtil nascida no Japão, pesquisadora e professora de tingimento natural.


Para nosso primeiro tutorial de tingimento natural escolhi a casca de cebola por sua facilidade: todo mundo tem cebola em casa. Mas você pode usar outros restos de vegetais como as folhas da cenoura ou as cascas da jabuticada. Ou ainda substituir pela macela, erva-mate, camomila ou chá preto, plantas tintórias muito comuns na nossa cozinha.



Antes de começar


Aprender a tingir com plantas é como aprender a cozinhar com cores. Assim como cozinhar, tingir requer paciência e concentração. Como toda atividade artesanal, a prática é fundamental para, aos poucos, você ganhar destreza e conhecer cada vez mais sobre as plantas e os processos. Por isso não tenha pressa e siga atentamente as observações de segurança abaixo:

  • Você vai precisar de materiais como panela e coador reservados somente para tingir. Nunca utilize estes utensílios para cozinhar;

  • Tenha muito cuidado ao manusear os objetos quentes no processo de tingimento, evitando queimaduras;

  • Use luvas para manusear o mordente – para nosso tutorial escolhi o alúmen (pedra-hume);

  • Tenha sempre uma boa ventilação no ambiente, evitando tingir em ambientes fechados;

  • Mantenha seus utensílios para tingimento bem longe de alimentos, crianças e animais de estimação.

Se este é seu primeiro contato com tingimento natural, vale a pena ler a minha outra postagem Plantas que Tingem - Macela. Nela explico melhor alguns pontos importantes do processo de tingir com plantas como o uso de mordentes e os tipos de tecidos adequados.


Sugiro que leia nosso tutorial até o final antes de come